Entre as maiores cidades do Sul de Minas, as delegacias de Passos (MG), Poços de Caldas e Pouso Alegre (MG) confirmaram adesão à paralisação. Em Varginha (MG), Itajubá (MG) e Lavras (MG) não há confirmação. Segundo o Sindepol-MG, os policiais tentam, por meio da manifestação unificada, cobrar do Executivo Federal uma nova política nacional de segurança pública para melhores condições de trabalho da categoria, a fim de defender, com mais eficiência, os cidadãos.
Ainda conforme o Sindepol-MG, não há estimativa da adesão da categoria na região, mas a ação propõe que todos os policiais ‘cruzem os braços’ durante 24 horas. Minas Gerais conta com pelo menos 10 mil policiais.
Ainda segundo o Sindicato, algumas paralisações e ações pontuais já vinham sendo feitas no Estado durante este mês de maio e nesta quarta-feira, alguns profissionais devem se reunir na sede do Sindepol, no bairro Lagoinha, em Belo Horizonte (MG). Além do Distrito Federal, outros 10 estados decidiram pela paralisação. Já a Polícia Federal da região foi procurada, mas não soube dizer se vai aderir à paralisação durante esta quarta-feira.