A diplomacia não permite que Caldense e Ponte Preta falem abertamente, mas a estreia na Copa do Brasil, nesta quinta-feira, às 21h30, no Ronaldão, em Poços de Caldas, está longe de ser prioridade para os times neste momento. Com decisões pela frente nos estaduais, os times tentam conciliar o máximo possível, porém, o torneio nacional fica em segundo plano diante da importância dos jogos do fim de semana.
Nenhuma equipe terá força máxima. Pela Veterana, o técnico Gian Rodrigues até foi mais autêntico ao confirmar que poupará alguns titulares e entrará em campo com um time misto, já que o foco principal do clube neste momento está na possibilidade de conquistar uma vaga à Série D. Para isso, precisa vencer o Tupi-MG, domingo, pelo Campeonato Mineiro.
Já do lado da Ponte Preta, Alexandre Gallo descartou o termo equipe alternativa e insistiu que escalará o que tiver de melhor à disposição, mas deixou claro que o desgaste físico será preponderante para a palavra final. Ainda com chances de classificação às quartas de final do Paulista, a Macaca pega o Rio Claro no domingo, fora de casa, precisando do resultado positivo e de tropeços dos concorrentes.
Independentemente da escalação, se vencer por dois gols de diferença, a Ponte elimina o jogo de volta. Caso contrário, os times voltam a se encontrar uma semana depois, dia 14 de abril, também uma quinta, no Majestoso, às 19h15. Quem passar, terá pela frente o vencedor do duelo entre ASA-AL e Genus-RO. Se avançar até as oitavas de final na Copa do Brasil, a Ponte perde o direito de participar da Sul-Americana, torneio do qual foi vice-campeã em 2013.
Apita o jogo Pathrice Wallace Corrêa Maia, auxiliado por Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha e Thiago Rosa de Oliveira, todos do Rio de Janeiro. O SporTV transmite a partida, com narração de Odinei Ribeiro e comentários de Wagner Vilarol. O GloboEsporte.com também acompanha o duelo, em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir das 21h.
Caldense: entre os jogadores que devem ser poupados pelo técnico Gian Rodrigues está o meia Éwerton Maradona. Artilheiro e garçom do time no ano, ele pode atuar somente em uma parte do time. Após o treinador testar diversas opções, o provável mistão da Caldense tem Neguete, Marcelinho, Rafael Estevam, Paulão e Marx; Marcel, Michel Elói, Éwerton Maradona (Thiago Marín) e Marcinho; Tiago Azulão e Rafamar.
Ponte Preta: Gallo só garantiu João Carlos na equipe titular. Segundo o treinador, a ideia é escalar a "maioria que está jogando". Ele ainda disse que se fosse um jogo do Paulistão nesta quinta, provavelmente utilizaria a mesma formação. Como não é, nomes como Jeferson, Reinaldo, Douglas Grolli, Fábio Ferreira, Felipe Azevedo e Wellington Paulista, que estão em uma sequência forte de partidas, têm a chance de serem preservados, abrindo espaço para outros atletas ganharem ritmo de jogo, como Felipe Menezes. A provável Ponte tem João Carlos, Nino Paraíba (Diogo Mateus), Tiago Alves, Ferron e Gilson; Renato e Elton; Taiberson, Felipe Menezes (Cristian) e Clayson (Rhayner); Alexandro.
Caldense: a Veterana não tem jogadores lesionados, mas deve poupar alguns atletas, como o lateral-esquerdo Jéfferson Feijão e os meias Álvaro e Michel Benhami.
Ponte Preta: apenas o volante João Vitor, com lesão muscular, está de fato vetado pelo departamento médico, sem contar o volante Renê Júnior e o zagueiro Kadu, recém-contratados, que ainda não têm a documentação regularizada.