Dentro das estratégias de combate a dengue, utilizadas pelo Estado, também chegará a Alfenas o Dengue Móvel, para a troca de materiais recicláveis (pneus, garrafas pet vazias, vasilhas plásticas e latas) por material escolar (caderno, lápis e borracha) e o Dengômetro, tenda com prestação de informações e distribuição de material gráfico sobre a doença.
O Dengômetro é um espaço de convivência e de acesso às informações sobre a dengue. Ele é instalado nos pontos de maior circulação de pessoas e em áreas de convívio social. No dengômetro, pessoas treinadas pela SES-MG alertam sobre a importância da participação de todos na prevenção e controle da doença.
Já o Dengue Móvel é um caminhão que percorre os bairros trocando entulhos recicláveis por material escolar. Latas, garrafas pets e pneus serão trocados respectivamente por borrachas, lápis e cadernos, de modo a estimular a população a retirar de casa os objetos que possam acumular água e virar possíveis criadouros do mosquito.
O trabalho de mobilização será no período de 10 e 11 de junho e a ação de troca, Dengômetro e o Dengue Móvel vão acontecer nos dias 13 e 14 de junho (6ª e sábado) de 9h às 15 h. Equipes da SES – MG e da Secretaria Municipal de Saúde ainda estão reunidas para definir o local onde ficará o Dengômetro e quais os locais que Dengue Móvel vai percorrer.
As ações fazem parte do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue do Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). O objetivo primordial é a diminuição do risco de epidemias em municípios com maior índice de infestação, somando força aos agentes municipais e mobilizando a população sobre a necessidade de evitar a doença.
Confira a lógica de troca de óleo adotada pela mobilização:
ÓLEO
20 latas por 01 LITRO
20 Pets por 01 LITRO
01 pneu por 0 LITRO
Material escolar depois que acabar o KIT
15 latas por 01 caderno
15 pets por 01 caderno
01 pneu por 02 cadernos
03 latas por 01 borracha
03 pets por 01 borracha
Situação epidemiológica em Alfenas
Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, Alfenas tem 400 casos notificados da doença e 107 confirmados.
Fonte :Assessoria de Imprensa Prefeitura de Alfenas