DIA NACIONAL DA LUTA ANTIMANICOMIAL

A secretaria Municipal de Saúde de Alfenas, por meio do CAPs - Centro de Atenção Psicossocial de Alfenas realiza durante toda a semana uma série de atividades em comemoração ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, dia 18 de maio.
 Neste sábado, dia 17, teve  atividade recreativa e cultural, na Concha Acústica (Praça Getúlio Vargas). 
As comemorações serão encerradas no domingo, dia  18 de maio, com uma festa comemorativa, na Casa da Cultura de Alfenas, às 14h, coma participação dos usuários e familiares do CAPS, do Serviço Residencial Terapêutico de Alfenas e do Centro de Convivência.


A data
A data 18 de maio surgiu no II encontro dos Trabalhadores de Saúde Mental em Bauru (SP) em 1987, referindo-se ao Movimento Nacional de Luta Antimanicomial, dando força a Reforma Psiquiátrica. O tratamento que se concentrava em uma rede hospitalar passa então para uma Rede de Atenção Psicossocial, estruturada em unidades de serviços comunitários e abertos. O lema escolhido para dar força a esta luta foi: “Por uma sociedade sem manicômios”.

Desde então muita coisa mudou no campo das Políticas de Saúde Mental. Manicômios foram fechados e o tratamento passou a ser humanizado. Uma rede extra-hospitalar entra em funcionamento.

Em Alfenas, contamos com uma rede de serviços: CAPS, Residências Terapêuticas, Centro de Convivência e toda Atenção Básica (PSF e Ambulatórios) que oferecem tratamento aos usuários com profissionais capacitados para atenderam de forma humanizada.