Uma frente fria se forma entre São Paulo e o Rio de Janeiro e avança rapidamente pela região, nesta terça, dia 27, provocando nebulosidade entre o Rio de Janeiro, o Espírito Santo e Minas Gerais. Há risco de chuva forte entre o norte fluminense e o Espírito Santo. Os ventos úmidos que sopram do mar organizam áreas de instabilidade que provocam chuva na faixa leste de São Paulo.
Para quarta, dia 28, a previsão é que a passagem da frente fria ainda favoreça a formação de nuvens carregadas no norte do Espírito Santo e de Minas Gerais. Há previsão de chuva a qualquer hora do dia. Na faixa leste de São Paulo, a chuva é causada pelos ventos úmidos que sopram do oceano. Nas demais áreas do Sudeste o tempo segue seco e as temperaturas baixas. A frente fria se afasta da região na quinta, dia 29, mas ainda há previsão de chuva no extremo norte do Espírito Santo. Pancadas isoladas acontecem também no centro-norte de Minas Gerais.
SUL
Nesta terça, o tempo volta a ficar firme em boa parte do Sul devido à atuação de uma massa de ar polar. As temperaturas seguem baixas à tarde com aumento da sensação de frio durante as noites e madrugas, com possibilidade de geada na região da Campanha. Devido aos ventos úmidos, há previsão de chuva fraca e persistente no litoral do Paraná até o litoral norte catarinense.
Na quarta, um sistema de alta pressão atua sobre a região Sul, garantindo um tempo firme na maior parte dos Estados. Entretanto, por conta da circulação dos ventos úmidos que vêm do mar, há previsão de chuva no litoral do Paraná. As temperaturas continuam baixas, com a diminuição do frio.
CENTRO-OESTE
CENTRO-OESTE
Uma frente fria formada no Sudeste favorece a formação de muitas nuvens entre o norte de Goiás, incluindo o Distrito Federal, e o norte de Mato Grosso. Ao longo da terça, o sol aparece nessas áreas e há previsão de pancadas isoladas de chuva. Nas demais áreas destes Estados e em Mato Grosso do Sul, o tempo fica firme e não há previsão de chuva. Uma massa de ar polar atua em Mato Grosso do Sul e deixa as temperaturas baixas no período da manhã, com sensação térmica de frio.
Na quarta, a massa de ar polar ainda atua sobre o Mato Grosso do Sul e as temperaturas continuam baixas. A passagem da frente fria pelo Sudeste ajuda a formar nuvens carregadas no norte do Mato Grosso e de Goiás. Há previsão de pancadas de chuva isoladas a partir da tarde. O tempo fica seco e não há previsão de chuva nas demais áreas. Na quinta uma massa de ar seco dificulta a formação de nuvens carregadas e não há previsão de chuva em nenhum Estado da região.
NORDESTE
Áreas de instabilidade que se formaram em alto-mar avançam em direção à costa norte do Nordeste e provocam pancadas de chuva ao longo da terça entre o norte do Maranhão e o Rio Grande do Norte. Os ventos úmidos que sopram do mar favorecem um aumento de nebulosidade entre o litoral de Pernambuco e da Paraíba, onde há previsão de pancadas isoladas de chuva. No sul da Bahia, uma frente fria se aproxima e provoca apenas aumento de nebulosidade. Nas demais áreas o tempo segue firme e com sol forte.
Já na quinta, a passagem da frente fria provoca pancadas de chuva isoladas no sul da Bahia. A Zona de Convergência Intertropical atua no litoral norte da região e provoca chuva a qualquer hora do dia. Nas demais áreas do Nordeste, uma massa de ar seco dificulta a formação de nuvens carregadas e não há previsão de chuva.
NORTE
Áreas de instabilidade associadas ao ar quente e úmido favorecem a formação de muitas nuvens sobre a região na terça. O tempo segue abafado e há previsão de pancadas isoladas de chuva em grande parte dos Estados. Apenas no norte do Tocantins, no Amapá, no Acre e em Roraima o tempo fica firme e sem expectativa de chuva.
Na quarta, ainda chove em grande parte da região. Há previsão de chuva forte, com risco para temporais no litoral do Amapá e no norte do Amazonas. O tempo fica firme apenas no Tocantins, no leste do Pará, no Acre e em Rondônia. O tempo não muda na quinta.
SOMAR METEOROLOGIA