Quatro detentos ficaram feridos, sendo um em estado grave, depois de um motim na madrugada deste domingo (27) no Presídio de Poços de Caldas (MG). Segundo a Subsecretaria de Administração prisional (Suapi), o tumulto começou quando os agentes levaram um detento para a cela de triagem. Ao abrirem a grade da cela, alguns presos tentaram sair e atearam fogo em um colchão. Para conter o tumulto, um dos agentes atirou na perna de um dos presos.
Ainda conforme a Suapi, o preso que foi baleado foi levado para o pronto-atendimento médico e liberado logo depois. Ele foi transferido para o Presídio de Pouso Alegre (MG). Outros três detentos também foram socorridos para a Santa Casa da cidade. Dois foram liberados e um permanecia internado. A identidade deles não foi divulgada.
A primeira informação da polícia era de que o tumulto teria começado quando um detento tomou uma arma calibre 12 de um policial e fez disparos para o alto. No entanto, esta informação não foi confirmada pela Suapi.
Confira abaixo, na íntegra, a nota à imprensa divulgada pela Suapi:
A Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi) informa:
Por volta das 4h30 deste domingo (27.04), agentes penitenciários do Presídio de Poços de Caldas, na região Sul de Minas Gerais, contiveram um tumulto na unidade. A agitação começou quando os agentes levaram um preso para a cela de triagem. Ao abrirem a grade da cela, alguns presos tentaram sair e atearam fogo em um colchão. Para conter o tumulto, um dos agentes atirou na perna de um dos presos. Ele foi levado para o Pronto Atendimento Médico, foi liberado e transferido para o Presídio de Pouso Alegre. Outros três presos também foram encaminhados para atendimento médico. Dois foram liberados e um continua internado.
A unidade acionou a Polícia Militar para registrar a ocorrência e segue sua rotina normal.