Diferente das duas atuações iniciais, o Esporte Clube Chapadão deu espaço e acabou surpreendido pelo Machado Esporte Clube, no domingo, dia 6, no estádio Walter Matos Reis, em Machado. O jogo foi válido pela terceira rodada da Copa Regional de Futebol Amador, promovida e organizada pela Liga Sul Mineira de Futebol, com sede em Varginha. O time de Alfenas perdeu por um a zero, gol de Diego, ainda na primeira etapa.
Pela primeira vez na competição, o Chapadão sofreu gol antes de marcar; aliás, foi o único tento sofrido até agora. Em desvantagem, a equipe de Alfenas não soube ter paciência, muito menos calma, se apresentou nervoso em campo e acabou dando espaço ao adversário. O treinador Uarli Christi entrou com um time modificado, com Rogério Cebolinha no lugar de Alexandre Coelho (lateral esquerda) e de Jonathas no vaga de Da Silva (no ataque); bem como Renatinho no lugar de Evander Bodinho (meio-campo).
O jogo
As falhas em dois setores foram preponderantes para a derrota em Machado: meio-campo e defesa; sem falar na falta de pontaria no ataque. E o time de Christi sentiu as ausências do zagueiro Ednan e também do meia Evander Bodinho. Pouca criação no meio e desentrosamento e insegurança no sistema defensivo, além de uma sucessão de passes errados marcaram o time do presidente Reginaldo Silva.
E quando as duas equipes pareciam se estudar, aos 13 minutos, o volante Eduardinho Mamão perdeu a bola para o rápido atacante Luiz Felipe e, em seguida, o zagueiro Felipe Martins escorregou, e o atacante Diego aproveitou bem a jogada, ganhou a área e tocou na saída do goleiro Max Augusto: um a zero para o Machado Esporte Clube.
O time de Alfenas sentiu o gol, mas três minutos depois, o lateral esquerdo Rogério Cebolinha acertou um belo chute: bem postado, o jovem goleiro Samuel fez excelente defesa. O time de Machado, comandado pelo treinador Adriano Fernandes, soube se segurar: bem posicionado no sistema defensivo e perigoso nos contragolpes com os atacantes Luiz Felipe, Diego e Thalles.
Bem marcados, os atacantes do Chapadão, Jonathas e Japinha pouco concluíram à meta defendida por Samuel e o placar se manteve na etapa inicial, marcada por evidente nervosismo de alguns experientes jogadores alfenenses.
No segundo tempo, o Chapadão continuou na pressão e tentou acuar o Machado Esporte Clube em seu próprio campo. E criou boa oportunidade em cruzamento de Renatinho, mas Japinha pegou mal de cabeça e facilitou a defesa do goleiro Samuel. Com o passar do tempo, o treinador Uarli Christi fez várias alterações; e quem entrou bem no jogo foram o volante Ribeiro e o atacante Duzinho, de Areado. O time de Alfenas teve mais posse de bola, mas o ataque se mostrou, mais uma vez, inoperante, diferente das duas partidas iniciais.
Aos 35 minutos, Duzinho ganhou a bola pelo setor esquerdo de ataque e foi derrubado dentro da área: o árbitro Evandro José não deu o pênalti e ainda mostrou cartão amarelo para o jogador do Chapadão que, supostamente, na opinião do árbitro, estaria simulando a falta.
O Chapadão continuou a pressão e, em sobra de bola próximo à grande área, o experiente Deninho bateu forte, mas novamente o goleiro Samuel marcou presença e fez boa defesa. A última oportunidade do empate veio após rebatida da zaga: a bola ficou com o zagueiro Guinho, que bateu forte, e a bola tirou tinta da trave esquerda da meta machadense. E o Chapadão lutou muito, mas não conseguiu igualar o marcador. Conheceu, assim, a sua primeira derrota na competição.
MACHADO EC 1 X 0 EC CHAPADÃO
LOCAL: Estádio Walter Matos Reis, em Machado. DIA E HORA: domingo, dia 6 de abril, às 15h15. MOTIVO: terceira rodada do turno da primeira fase da Copa Regional de Futebol Amador, promovida e organizada pela Liga Sul Mineira de Futebol, com sede em Varginha. GOL: Diego, aos 13 minutos, para Machado. ÁRBITRO: Evandro José da Silva. AUXILIARES: Edson Rodrigues e Sidnei Máximo. REPRESENTANTE: Gilberto Junqueira.
MACHADO ESPORTE CLUBE: Samuel, Guilherme, Rangel, Marcelo (Emerson) e Zé Luiz; Renato (Deived), Bruno e Rodriguinho (Doguinha); Luiz Felipe (Deíke), Diego (Juninho) e Thalles (Buiú). O treinador Adriano Fernandes ainda contou com: Rafael, Lucas Matraca, Assinho, Dudu e Leandro.
ESPORTE CLUBE CHAPADÃO: Max Augusto, Geancarlo, Felipe Martins, Guinho e Rogério Cebolinha; Eduardinho Mamão (Duzinho), Eliton Cuecão (Ribeiro), Emerson (Leo Tukinha) e Renatinho (Deninho), Japinha e Jhonatas (Da Silva). No banco, Cristhi ainda teve: Rogério Prudêncio, Rodrigo Terra, Alexandre Coelho, Luiz Eduardo, William Viana e Leandro Bianchini.
CLASSIFICAÇÃO:
CHAVES A/B:
1º - Esporte Clube Chapadão – 6 pontos ganhos – Saldo de 5 Gols
2º- Cruzeiro Esporte Clube – 6 pontos ganhos – Saldo de 3 Gols – 8 Gols Pró
3º - Machado Esporte Clube – 6 pontos ganhos – Saldo de 3 Gols – 5 Gols Pró
4º - Alpinópolis Futebol Clube – 4 pontos ganhos
5º - Alterosa Futebol Clube – 1 ponto ganho
6º - Grêmio Anchieta Esporte Clube – 0 ponto
CHAVE C:
1º - Athletic Clube/São João Del Rei – 7 pontos ganhos
2º - Madre de Deus Esporte Clube – 4 pontos ganhos
3º - Associação Esportiva Coqueirense – 2 pontos – saldo de – 01 gol - 02 gols pró
4º - Três Pontas Atlético Clube – 2 pontos ganhos – saldo de – 01 ol -
RESULTADOS DA RODADA:
Domingo, dia 6 de abril:
-Alterosa Futebol Clube 1 x 1 Alpinópolis Futebol Clube, no complexo esportivo Lézioo Siqueira Terra, em Alterosa. GOLS: (Elias Marques) Alterosa; Washington Silva, para o Divinópolis
-Cruzeiro Esporte Clube 4 x 0 Grêmio Ancheita Esporte Clube/Santa Rita do Sapucai, no estádio Mário Ribeiro Lima, em Guaranésia. GOLS: Rayaty Donizete, Douglas Aparecido, Gabriel Elias e Daivid Prudêncio
-Machado Esporte Clube 1 x 0 Esporte Clube Chapadão/Alfenas, no estádio Municipal Walter Matos Reis, em Machado. GOL: Diego Vieira, para Machado
-TAC - Três Pontas Atlético Clube 0 x 1 Athletic Clube/UNIMED/São João Del Rei, no estádio Ítalo Tomagnini, em Três Pontas. GOL: Fabio Ernesto, para o Athletic Club
-Associação Esportiva Coqueirense 1 x 2 Madre de Deus Esporte, no estádio Olímpio Lasmar, em Coqueiral. GOLS: Alexandro Aparecido (contra, para o Coqueirense); e Roger Vinícius e Carlos Eduardo (para o Madre de Deus).
PRÓXIMA RODADA
Domingo, dia 13, 15h15
-EC Chapadão x Machado EC, em Alfenas
-Alpinópolis FC x Alterosa FC, em Alpinópolis.
-Grêmio Anchieta EC x Cruzeiro EC, em Santa Rita do Sapucaí
-Madre de Deus EC x AE Coqueirense, em Madre de Deus de Minas
-Athletic Clube x Três Pontas AC, em São João Del Rei
Fonte: Jornal dos Lagos